Nosso corpo apresenta quatro tipos principais de tecidos: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Entre as funções do tecido epitelial destaca-se o revestimento, sendo capaz também de regular a secreção e absorção de substâncias e percepção sensorial. Com esses atributos, esse tipo de tecido consegue proteger nosso corpo externa e internamente, pois também recobre cada um dos nossos órgãos. Os órgãos podem apresentar tipos distintos de tecido epitelial, sendo eles: tecido epitelial simples, estratificado ou pseudoestratificado e pavimentoso, cúbico ou colunar. Essa classificação relaciona-se com a organização das células e seu formato, mas em todos, as células encontram-se justapostas, isto é, bem grudadinhas por especializações celulares.
O tecido conjuntivo, por sua vez, é responsável por estabelecer e manter a forma corporal. Ele pode encontrar-se na forma de tecido conjuntivo frouxo ou denso (modelado e não modelado) ou ainda em formas especializadas como o tecido adiposo, sanguíneo, cartilaginoso e ósseo.
O tecido adiposo é formado por células adiposas também chamadas de adipócitos. Essas células são ricas em triglicerídeos, um tipo de lipídio capaz de armazenar muita energia. Mas não podemos limitá-lo a uma reserva energética, embora essa seja sua principal função, o tecido adiposo atua ainda na proteção e isolamento térmico.
O tecido sanguíneo está presente em todo nosso corpo. Constituído pelos vasos sanguíneos e suas células, como hemácias e leucócitos, esse tecido participa ativamente das trocas gasosas entre os nossos órgãos e também na sua defesa.
Quanto aos tecidos cartilaginoso e ósseo, estes são tecidos conjuntivos de suporte. O tecido cartilaginoso, atua no suporte de tecidos moles, reveste as articulações e, assim, contribui para o amortecimento de choques e o deslizamento dos ossos durante movimentos. Já o tecido ósseo é bem mais resistente e compõe nosso esqueleto. Além de sustentação do corpo, o tecido ósseo protege órgão vitais do nosso corpo, a exemplo das caixas craniana e torácica.
O tecido muscular é composto por células alongadas que se organizam para formação das fibras musculares. Ele atua nos movimentos corporais, através das variações entre o estado contraído ou relaxado, no tônus, além de contribuir na regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias, produção de calor e estoque de energia. Esse tecido pode ser classificado em estriado esquelético ou cardíaco e liso, sendo os dois últimos com contração involuntária.
Por fim, temos o tecido nervoso. Ele é composto por dois tipos celulares, os neurônios, principais células desse tipo de tecido, e vários tipos de células da glia ou neuroglias. Os neurônios atuam na recepção, transmissão e processamento de estímulos. Assim, por compor o sistema nervoso, ele é fundamental na tomada decisões.
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Comments