top of page
Foto do escritorRaissa Melo de Sousa

O que aconteceria se as abelhas fossem extintas?

Atualizado: 22 de set. de 2020

Primeiramente, temos que entender que o mundo das abelhas é bastante complexo e antigo, elas existem há milhões de anos, e são importantes para o equilíbrio da natureza!

Atualmente, existem mais de 20 mil espécies de abelhas, e elas estão organizadas em diferentes famílias, e a mais famosa é a família Apidae, por conta da sua produção de mel na apicultura.

De modo geral, esses animais podem viver em colônias ou de forma solitária. E como as abelhas evoluíram junto com a flores e plantas, elas têm uma relação muito interespecífica com essas flores e plantas, então, muitas abelhas solitárias são as únicas que podem polinizar certos tipos de plantas.

Características no corpo das abelhas, como a presença de pelos nas patas traseiras (corbícula), facilitam a aderência e transporte de grãos de pólen. E ao levarem o pólen de uma flor para outra, são as responsáveis pela manutenção da vida de diferentes tipos de plantas, incluindo as utilizadas na nossa alimentação.

As abelhas polinizam 70% dos principais vegetais alimentícios, e contribuem na indústria de medicamentos, cosméticos, biocombustíveis e eletrônicos. Elas trazem benefícios aos seres humanos, plantas e ao meio ambiente. Por isso, as abelhas são um dos seres vivos mais importantes do planeta.

Então, se as abelhas fossem extintas:

- O mundo seria um caos e muitos seres vivos seriam afetados. Teria a perda da biodiversidade, principalmente de espécies de plantas e animais, afetando toda a cadeia alimentar.

Em uma série de ficção-científica, as abelhas haviam sido extintas, então as pessoas criaram abelhas robôs para manter a polinização, mas essa ficção não parece distante da realidade, pois nos últimos anos, milhões de abelhas morreram pelo uso excessivo de certos agrotóxicos e principalmente por mudanças climáticas.

Cuidar das abelhas e do ambiente que elas fazem parte é extremamente necessário para o planeta.


REFERÊNCIAS:

SOROYE, Peter; NEWBOLD, Tim; KERR, Jeremy. Climate change contributes to widespread declines among bumble bees across continentsScience, v. 367, n. 6478, p. 685-688, 2020.


DOUGLAS MAIN, Animais. National Geographic Brazil. 2020. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/03/abelhas-mamangavas-estao-entrando-em-extincao-em-meio-ao-caos-climatico>. Acesso em 13 de set. 2020.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page