Dia 30 de Junho é considerado dia do biotecnologista. Mas, o que faz e quem é esse profissional que está aparecendo cada vez mais nas mídias durante essa pandemia?
O biotecnologista é, de acordo com múltiplas fontes, um profissional versátil, multidisciplinar e capaz de atuar nas mais diferentes áreas desde a agropecuária a indústria. Por isso, é considerado o profissional do futuro!
Esse profissional é formado em cursos como bacharelado em biotecnologia e/ou engenharia de bioprocessos e biotecnologia. Ele combina conhecimentos na área biológica, química e de engenharia das mais variadas formas se inspirando nos processos da natureza, o que faz dessa profissão, uma das mais dinâmicas e ampla dentre as outras.
O biotecnologista utiliza de organismos vivos, tais como plantas, bactérias e animais para obter produtos e serviços. Um exemplo muito comum é a preparação de vinhos e cervejas, a produção de vacinas (Alô, COVID), diagnósticos rápidos, recuperação de águas contaminadas e até mesmo a simples preparação do seu pão do café-da-manhã.
Além disso, por ser um campo tão amplo, o biotecnologista pode trabalhar dentro ou fora dos laboratórios criando inovações e aplicações para melhorar produções e a vida em geral.
E você, o que achou desse profissional?
Quer conhecer mais? Siga a gente nas nossas redes sociais e aguarde por novidades.
コメント