top of page
Foto do escritorEduarda Soares

Dia da Amazônia: O que ela representa e como ajudar

No dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, mas o que você sabe sobre ela? Vem conferir nesse textinho especial que preparamos para hoje.

 

A Amazônia é um dos biomas mais importantes do mundo com um território que corresponde a 6,9 milhões de km² abrangendo nove países: Brasil, Peru, Guiana, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Equador e Suriname. Além da sua impressionante extensão, ela também é responsável por abrigar uma biodiversidade diversa e única, contando com cerca de 30 mil espécies de plantas e 2500 espécies de plantas, sem contar com as 15 mil espécies de animais nativos desse lugar tão rico (MAGALHÃES, 2020).

Além de ser um bioma extremamente importante para manutenção da umidade do ar, preservação de espécies de plantas e animais também abriga cerca de 180 povos indígenas, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos. Dentre eles, podemos encontrar os povos resistentes (também conhecidos como ressurgidos) até os povos livres (aqueles que vivem isolados de qualquer contato externo) (HECK, LOEBENS e CARVALHO, 2005) de acordo com dados de 2005.


Foto: Paulo Vitale

Apesar de toda essa riqueza, biodiversidade e importância para o Brasil e para o mundo para sua estabilidade climática, ela vem enfrentando nos últimos anos um cenário preocupante. De acordo com dados do DETER (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), com um levantamento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento acumulado na Amazônia entre agosto de 2019 e julho de 2020 cresceu 34,49% em comparação ao período anterior. Já em comparação à média dos últimos quatro anos, houve um aumento de 71,80% (OSATO, 2020).

Esse aumento expressivo no desmatamento e queimadas da maior floresta tropical do mundo é algo preocupante, pois além de ameaçar a extinção da sua fauna e flora, também ameaça a existência de povos nativos dessa região. Práticas que incentivam a preservação e conservação ambiental, tais como a exploração sustentável tem perdido cada vez mais espaço no cenário atual, dando espaço para a agropecuária e a exploração de madeiras e minério, que devastam a floresta e deixam um rasto de destruição no coração da mata.

Isso se tornou muito claro em 2019, quando as queimadas constantes e frequentes da floresta tomaram as manchetes dos jornais internacionais, mobilizando entidades de preservação ambiental e até mesmo celebridades que clamavam por uma atitude mais firme do governo brasileiro diante de tal cenário. Mas, infelizmente, tudo isso passou batido uma vez em que neste exato momento está ocorrendo uma alta significativa das queimadas e desmatamento (PINCER, 2020). Somente no mês de julho, foram 6.803 focos de incêndios, representando uma alta de 28% em comparação com o mesmo mês do ano de 2019 (RIBEIRO, 2020).


Foto: Bruno Kelly

Em meio ao atual cenário caótico, muitos se perguntam como ajudar a manter e preservar uma das maiores riquezas do Brasil. Pensando nisso, trouxemos uma lista de ações e instituições que podem ajudar na conservação e preservação da maior floresta tropical do mundo.


1. Atitudes sustentáveis

· Separar o lixo e procurar por locais que façam reciclagem na sua cidade;

· Não usar canudos, pratos e/ou outros descartáveis, sempre dando prioridade para utensílios de aço, bambu, dentre outros;

· Utilizar sacolas de pano ou próprias para suas compras, afim de diminuir o consumo de plástico;

· Optar por marcas que possuem refil de seus produtos;

· Procurar consumir marcas que possuem selos que atestam como foi produzido, como a Certificação internacional União para o BioComércio Ético (UEBT) (NATURA, 2019);


2. Doações

Caso possa ajudar, procure instituições que possuam contato profissional e comprometimento com a causa como:


3. Conscientização

Um dos pontos mais importante. Busque aprender e conhecer mais sobre o impacto das suas ações na natureza através de livros, revistas e filmes.

Como sugestão deixamos o documentário “Oceano de plástico” (2016), disponível na Netflix e também vale a leitura do artigo publicado no blog The Book Life.


Gostou? Então curte e compartilha para que mais pessoas possam ter acesso!



Referências

HECK, E.; LOEBENS, F.; CARVALHO, P. D. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Dossiê Amazônia Brasileira I, São Paulo, v. 19, n. 53, Abril 2005.

MAGALHÃES, L. Amazônia: características do bioma. Toda Matéria, 2020. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/amazonia/>. Acesso em: 05 Setembro 2020.

NATURA. Amazônia: 4 ações para ajudar a conservar a floresta. Natura, 2019. Disponivel em: <https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/amazonia-4-acoes-para-ajudar-a-conservar-a-floresta?raccoon_param1=sustentabilidade-conteudos&raccoon_param2=acoes-para-ajudar-a-conservar-a-floresta&cnddefault=true&gclid=Cj0KCQjw7sz6BRDYARIsAPHzrNJ1anKCSMV>. Acesso em: 05 Setembro 2020.

OSATO, T. Dia da Amazônia: maior floresta tropical do mundo não tem o que comemorar. Último segundo, 2020. Disponivel em: <https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2020-09-05/dia-da-amazonia-maior-floresta-tropical-do-mundo-nao-tem-o-que-comemorar.html>. Acesso em: 05 Setembro 2020.

PINCER, P. Dia da Amazônia chega em meio à alta de queimadas e desmatamento. Senado Notícias, 2020. Disponivel em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2020/09/dia-da-amazonia-chega-em-meio-a-alta-de-queimadas-e-desmatamento>. Acesso em: 05 Setembro 2020.

RIBEIRO, B. Queimadas na Amazônia têm alta de 28% no mês de julho, informa Inpe. UOL Notícias, 2020. Disponivel em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/08/01/queimadas-na-amazonia-tem-alta-de-28-no-mes-de-julho-informa-inpe.htm#:~:text=Meio%20Ambiente-,Queimadas%20na%20Amaz%C3%B4nia%20t%C3%AAm%20alta%20de%2028,m%C3%AAs%20de%20julho%2C%20inf>. Acesso em: 05 Setembro 2020.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page